No dia 26 de abril de 2022, o Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil (CCOPAB) recebeu a visita de uma comitiva do Instituto Meira Mattos (IMM), da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME), composta por um Oficial Instrutor e por alunos civis dos cursos de doutorado e mestrado do Programa de Pós-Graduação em Ciências Militares (PPGCM).

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

279317006 560385798771417 7451250250194064348 n

A vista teve por finalidade ambientar os alunos civis do IMM sobre a participação brasileira em missões de paz da ONU, ressaltando o papel do CCOPAB na capacitação de militares, policiais e civis, brasileiros e de nações amigas, para atuarem sob a égide das Nações Unidas ou de outros organismos internacionais.

O Comandante do Centro proferiu uma palestra à comitiva, seguida de uma visita às instalações, oportunidade em que os alunos puderam interagir com integrantes das Divisões de Avaliação, de Doutrina e de Educação e Treinamento do CCOPAB.

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).