No período de 19 a 30 de abril, no âmbito do Estágio de Preparação de Missão de Paz, o Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil – Centro Sergio Vieira de Mello – Estabelecimento de Ensino do Exército Brasileiro, subordinado à Diretoria de Educação Técnica Militar, conduziu a segunda edição do Comprehensive Protection of Civilians Couse/CPoC com o objetivo de preparar militares e policiais militares para exercerem funções relacionadas à sistemática de proteção de civis no âmbito das operações de manutenção da paz da ONU.
A atividade, realizada integralmente no idioma inglês, foi desenvolvida em duas fases: na primeira, foram abordados temas do Core Pre-Deployment Training Material. Na segunda, assuntos do Specialised Training Material.
De forma inédita, com o imprescindível apoio do Centro de Educação a Distância do Exército (CEADEx), o CPoC foi transmitido ao vivo (remotamente), com o uso da plataforma Microsoft Teams.
A atividade, de caráter internacional, teve a participação de palestrantes e instrutores convidados oriundos dos seguintes países: Argentina, Brasil, Espanha, França, Portugal e Uruguai.
Fizeram parte desta edição 33 (trinta e três) estagiários, distribuídos da seguinte forma: 04 (quatro) da Marinha do Brasil, 20 (vinte) do Exército Brasileiro, 05 (cinco) da Força Aérea Brasileira e 04 (quatro) Policiais Militares.
Buscando constantemente ser referência internacional na promoção da excelência do preparo de recursos humanos, além do corpo docente e instrutores convidados, mereceu destaque a participação dos seguintes palestrantes:
– General de Divisão Carlos LOITEY (Conselheiro Militar do Departamento de Operações de Paz da Organização das Nações Unidas/UN DPO Mil Ad);
– Sr. Luis CARRILHO (Conselheiro Policial do Departamento de Operações de Paz da ONU/UN DPO Pol Ad);
– Sr. Gabriel VALADARES, do International Committee of the Red Cross /ICRC);
– Sra. Eduarda HAMANN (Coordenadora Geral da Rede Brasileira de Pesquisa de Operações de Paz/REBRAPAZ);
– Coronel Fernando OLALDE Altamita, do Reino da Espanha (Instrutor da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército/ECEME); e
– Coronel SÉRGIO OLIVEIRA, do Gabinete do Comandante do Exército.
Fonte: Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil

Google News

Participe do nosso grupo e receba as principais notícias do Defesa em Foco na palma da sua mão.

blank

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.



Assine nossa Newsletter


Receba todo final de tarde as últimas notícias do Defesa em Foco em seu e-mail, é de graça!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui