Rio de Janeiro (RJ) – No período de 04 a 08 de julho, o Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil (CCOPAB) conduziu o Estágio de Preparação para Jornalistas e Assessores de Imprensa em Áreas de Conflito (EPJAIAC), tendo por objetivo capacitar jornalistas e assessores de imprensa a exercerem suas atividades profissionais em ambientes instáveis e em áreas de conflitos.

Neste período, os estagiários tiveram instruções relacionadas à comunicação e negociação, primeiros socorros, combate a incêndio, análise e mitigação de riscos, procedimentos em campos minados e áreas suspeitas, Defesa Química/Biológica/Radiológica/Nuclear (DQBRN), dentre outras.

Sob a supervisão do Centro de Comunicação Social do Exército (CCOMSEx), no corrente ano, o EPJAIAC teve a participação de 21 profissionais de imprensa dos seguintes meios de comunicação: TV BAND, Grupo RBS, Rádio Morena FM 107.1, Rádio Sociedade da Bahia, RECORD TV, SBT, SBT RIO, TV Centro América – RMC e TV GAZETA, Assessoria de Imprensa da Assembleia Legislativa do Mato Grosso do Sul, Assessoria de Imprensa do Governo do Rio Grande do Sul, Assessoria de Imprensa do Governo do Estado do Mato Grosso do Sul, Grupo Norte de Comunicação, Portal Agro Floresta Amazônia, Gazeta de São Paulo e os jornais O Liberal, Gazeta do Povo e PODER360. Participou também o Comando Sul dos Estados Unidos da América (SOUTHCOM, sigla em inglês).

Além da Equipe de Instrução do CCOPAB, participaram do Estágio como palestrantes o General de Divisão JOSÉ RICARDO VENDRAMIN NUNES, Chefe do Centro de Comunicação Social do Exército, o repórter LUÍS MIGUEL VIELICZKO KAWAGUTI, colunista da Gazeta do Povo, a Professora Doutora KARENINE ROCHA, do Centro de Estudos de Pessoal e o Coronel do Exército Brasileiro Veterano CARLOS FREDERICO GOMES CINELLI, todos possuidores de larga experiência nos assuntos ministrados, além dos integrantes da Assessoria de Comunicação Social do Ministério da Defesa, do Centro de Comunicação Social da Marinha, do Centro de Comunicação Social da Aeronáutica e do Centro de Comunicação Social do Exército.

A realização do EPJAIAC 2022 somente foi possível em virtude do imprescindível apoio de diversas Organizações Militares da Guarnição da Vila Militar do Rio de Janeiro.

No dia 08 de julho, ocorreu a cerimônia de encerramento do Estágio e entrega de certificados, com a presença do General de Brigada ALEXANDRE OLIVEIRA CANTANHEDE LAGO, Diretor de Educação Técnica Militar.

blank
Marcelo Barros, com informações e imagens do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui