De 8 a 12 de novembro, o Exército Brasileiro, através do Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil (CCOPAB), “Centro Sérgio Vieira de Mello”, localizado no Rio de Janeiro, promoveu o Estágio de Preparação de Jornalistas e Assessores de Imprensa para Áreas de Conflito (EPJAIAC 2021). O objetivo do Estágio é capacitar jornalistas e assessores de imprensa a exercerem suas atividades profissionais em ambientes instáveis e em áreas de conflito.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Os jornalistas, chamados de estagiários durante o treinamento, tiveram instruções de primeiros socorros, combate à incêndio, análise e mitigação de riscos, procedimentos em campos minados, comunicação e negociação, e Defesa Química/Biológica/Radiológica/Nuclear (DQBRN), dentre outras.

Participaram representantes dos seguintes veículos de comunicação: TV Band, TV Band Amazonas, TV Globo Rio, Globo News, TV Morena (afiliada da GLOBO), Record TV Rio, TV Itapuan (afiliada da TV Record em Salvador), Agora RN (Natal) e Rádio 98 FM Belo Horizonte; o Portal A Voz do Xingu (Altamira/PA), Portal Correio de Carajás (Marabá), Assessoria de Imprensa da Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais, Assessora de Imprensa da Câmara Municipal de Marabá, Assessoria de Imprensa do Governo do Estado do Pará, Assessoria de Imprensa do Governo do Estado de Mato Grosso e Assessoria de Imprensa da Infraero.

Os profissionais assistiram palestras com integrantes da Assessoria de Comunicação Social do Ministério da Defesa, do Centro de Comunicação Social do Exército, do Centro de Comunicação Social da Marinha e do Centro de Comunicação Social da Aeronáutica. A atividade contou com as palestras realizadas pelo jornalista Marcos Uchôa, pela professora doutora Karenine Rocha (Centro de Estudos de Pessoal); pelo Coronel do Exército Brasileiro, veterano Carlos Frederico Gomes Cinelli; e pela chefe da Comunicação Social do Comando Militar do Leste, Major Gabriela, todos possuidores de larga experiência nos assuntos ministrados.

A jornalista do Jornal Diário do Pará, Michelle Daniel, conta que foi um aprendizado que ela levará para a vida inteira, além do enriquecimento da jornada profissional. E complementou “recebemos acolhimento, respeito, dedicação, segurança e conhecimento compartilhado”.

Os 16 comunicadores receberam certificado de conclusão do curso, concedido pelo Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil (CCOPAB).

Fonte: CMN

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).