Em 09 de dezembro de 2021, o CCOPAB participou do seminário virtual promovido pelo MD, com o objetivo de abordar os desafios e estratégias de capacitação, tanto daqueles que participarão da direção do Exercício, como dos que serão submetidos aos desafios em nível tático.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O evento aprofundou as perspectivas para o VIKING 22, incluindo o emprego simulado das tropas recentemente avaliadas pelo sistema de prontidão de capacidades da ONU, além de integrar temas afetos à assistência humanitária e proteção de civis, dentre outros.

A apresentação do CCOPAB abordou as características mais relevantes do Exercício, bem como a elaboração dos eventos e incidentes de Estado-Maior, os quais serão apresentados aos participantes brasileiros.

Os participantes do CCOPAB no seminário virtual foram o TC Cavalcanti (Mediador) e o Major Berbert (Palestrante).

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).