O Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil – Centro Sergio Vieira de Mello – Estabelecimento de Ensino do Exército Brasileiro, subordinado à Diretoria de Educação Técnica Militar – conduziu, no período de 13 a 22 de outubro de 2021, a terceira edição do “United Nations Peace Operations Comprehensive Protection of Civilians Couse/CPoC”. O referido estágio, no contexto do treinamento pré-desdobramento (PDT, sigla em inglês) teve o objetivo de preparar militares e policiais militares para exercerem funções relacionadas à sistemática de proteção de civis no âmbito das operações de manutenção da paz da ONU.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

cpoc out21 007

A atividade, realizada integralmente no idioma inglês, foi desenvolvida em conformidade com a grade curricular definida pelo Departamento de Operações de Paz da ONU: na primeira fase, o Core Pre-Deployment Training Material; e na segunda, assuntos do Specialized Training Material.

Nas duas semanas de treinamento, trinta e cinco estagiários foram capacitados: 16 (dezesseis) do Exército Brasileiro, 08 (oito) da Marinha do Brasil, 06 (seis) da Força Aérea Brasileira e 05 (cinco) Policiais Militares.

Atualmente, os mandatos das missões de paz, implementados pelo Conselho de Segurança das Nações Unidas, têm como tarefa prioritária (na sua maioria) a proteção de civis, incluindo assuntos relacionados à proteção de crianças, assistência humanitária a deslocados internos e refugiados, direitos humanos, violência sexual, dentre outros.

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).