CCOPAB apoia a avaliação de policiais militares para missões da ONU

Não fique refém dos algoritmos, nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias.

No período de 12 a 17 de dezembro de 2021, o Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil (CCOPAB) apoiou a “Selection Assistance and Assessment Team (SAAT)”, equipe da ONU encarregada da aplicação de testes a policiais militares voluntários para as missões de paz. Os testes compreenderam avaliações de proficiência linguística nos idiomas inglês e francês, entrevista, conhecimentos de informática, habilidades na condução de veículos e tiro de armas curtas.

Foram avaliados 106 policiais militares dos seguintes estados: Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins, além de policiais militares destacados na Secretaria Nacional de Segurança Publica (SENASP). Ao final, 34 policiais obtiveram a aprovação em todas as fases da seleção, sendo três mulheres.

Os aprovados ficam em condições de ser convocados para as missões de paz em funcionamento nos mais diversos países a fim de compor o componente policial.

A equipe da ONU foi composta pela senhora Nrad Rose Adamu, da Nigéria, e pelo senhor Issam Fetoui, da Tunísia.

A atividade foi coordenada pela Inspetoria Geral das Polícias Militares (IGPM) do Comando de Operações Terrestres (COTER) e pelo Comando Militar do Planalto (CMP) e ainda contou com o apoio do Colégio Militar de Brasília, do Batalhão de Guarda Presidencial, do Batalhão de Polícia do Exército de Brasília e da Base de Administração e Apoio do Comando Militar do Planalto.

Fonte: Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil

Participe no dia a dia do Defesa em Foco

Dê sugestões de matérias ou nos comunique de erros: WhatsApp 21 99459-4395

Apoio

Marcelo Barros, com informações e imagens do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).