Edmar Vianna de Salles, de 93 anos, é o atleta de Tiro Esportivo mais antigo registrado na Confederação Brasileira de Tiro Esportivo (CBTE), ainda em atividade, e sua matrícula tem a numeração 00002. São mais de 74 anos dedicados ao esporte do tiro, em que é um ícone em campeonatos nacionais e internacionais.

O CEO Global da Taurus, Salesio Nuhs, conhece Edmar desde 1990 e, em 2005, trabalharam lado a lado na campanha do referendo pelo direito à legítima defesa. Recentemente, Salesio fez questão de parabenizá-lo pessoalmente como ícone do segmento e também pelos mais de 30 anos de relacionamento e admiração.

Em uma justa homenagem da CBC e da TAURUS, Edmar Salles foi agraciado com um rifle .22 bolt action 8122. Na ocasião, além do Sr. Edmar, estiverem presentes o seu neto, Guilherme Salles, o supervisor comercial regional da CBC, Claudio Damasceno, e os consultores no estado de Minas Gerais da Sociedade Meridional, Ludimila Santos e Claudio Leite, representando o Diretor Comercial & Marketing da CBC, Paulo Ricardo Gomes.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

“Sendo o atleta brasileiro mais antigo em atividade, não só no tiro esportivo, o Sr. Edmar é uma grande inspiração para a atual geração de atiradores e para o setor. Por toda a sua história e contribuição decidimos fazer essa homenagem”, afirma Paulo Ricardo Gomes, Diretor Comercial & Marketing da CBC.

Desde 1946, Seu Salles, como é conhecido, trabalhou na Casa Salles, uma das mais antigas empresas comerciais do Estado de Minas Gerais e tradicional loja de amas, munições e cutelaria, na qual sucedeu seu avô e seu pai, sendo o atual proprietário.

Edmar Salles começou a atirar no mesmo ano, em 6 de outubro de 1946, ganhou a prova de carabina para calouros e nunca mais parou.

Salles disputa o torneio nacional desde 1950 e esteve na Olimpíada da Cidade do México, em 1968. Foi mais de 30 vezes campeão mineiro, diversas vezes campeão brasileiro, sul-americano e mundial, atirando na categoria Carabina Deitado Masculino, onde detêm três recordes na CBTE:
– 588 pontos em 04/09/1997 em Curitiba, PR, na categoria Master;
– 585 pontos em 17/03/2012 em Belo Horizonte, MG, na categoria Veterana;
– 585 pontos em 31/03/2012 no Rio de Janeiro, RJ, na categoria Veterana (igualou seu recorde).

Sua paixão pelo esporte é tão grande que, em 2018, adiou uma cirurgia no quadril para disputar a 47ª edição do Campeonato Brasileiro da modalidade. Seu Salles, é competidor de tiro esportivo há quase 75 anos. Seu prestígio é tamanho, que foi criada a Copa Edmar Vianna de Salles para homenageá-lo.