Lancha VSNT-E durante reboque de catamarã na praia do Clube São Francisco

O Centro de Análises de Sistemas Navais (CASNAV), Instituição Científica, Tecnológica e de Inovação (ICT) subordinada ao Centro Tecnológico da Marinha no Rio de Janeiro (CTMRJ), apoiou, no período de 16 a 23 de março, no evento “Desafio Solar – Etapa Niterói”, competição náutica que contou com a participação de barcos movidos a energia solar, realizada na Praia do Clube São Francisco, no litoral de Niterói (RJ). O CASNAV empregou o Veículo de Superfície não Tripulado Experimental (VSNT-E) em fainas de reboque de embarcações em travessias curtas, abrindo uma nova possibilidade de emprego.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

A convite da organização do Desafio, o VSNT-E permaneceu atracado em exposição, quando foram realizadas demonstrações sobre automação de controle, comunicação, visão computacional e possibilidades do sidescan (sonar de varredura lateral utilizado em levantamentos hidrográficos e em atividades de caça de minas).

qwefrgtdrdhujikgiyujgyrtdf
Veículo de Superfície Não Tripulado em exposição durante o evento

O VSNT-E é resultado da prospecção tecnológica da Marinha na área de conhecimento de “Sistemas Autônomos”. Ele materializa um esforço coordenado pelo CTMRJ, contando com a participação do CASNAV, do Instituto de Pesquisas da Marinha, do Centro de Apoio a Sistemas Operativos, da Base de Hidrografia da Marinha em Niterói e do Centro de Guerra Acústica e Eletrônica da Marinha.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).