Google News

Na tarde do dia 15 de novembro, a Casa Histórica de Deodoro (CHD), de responsabilidade administrativa do Museu Histórico do Exército e Forte de Copacabana (MHEx/FC), foi reinaugurada, após passar por um período de obras, montagem de nova exposição e manutenção.

A celebração foi presidida pelo Chefe do Departamento de Educação e Cultura do Exército (DECEx), General de Exército André Luís Novaes Miranda e teve início com o corte da fita inaugural, no térreo da Casa Histórica. Em seguida, houve uma visita guiada pelas instalações e, por fim, uma apresentação da Orquestra Violões do Forte de Copacabana.

Um dos mais importantes sítios da história recente do País, a CHD está localizada no Centro da cidade do Rio de Janeiro, em um sobrado, no número 197 da Praça da República. Além de servir de residência para o Marechal Deodoro da Fonseca, proclamador da República Brasileira, foi na Casa Histórica de Deodoro que se decidiu o primeiro Ministério Republicano e onde se elaborou a Bandeira Nacional.

Presenças

A atividade contou com as presenças do Vice-Chefe do DECEx, General de Divisão Maurílio Miranda Netto Ribeiro, do Diretor do Patrimônio Histórico e Cultural do Exército (DPHCEx), General de Brigada Carlos Augusto Ramires Teixeira e do Diretor do Museu Histórico do Exército e Comandante do Forte de Copacabana, Coronel Leandro Fernandes Moraes.

Fonte: Museu Histórico do Exército e Forte de Copacabana