Na tarde do dia 15 de novembro, a Casa Histórica de Deodoro (CHD), de responsabilidade administrativa do Museu Histórico do Exército e Forte de Copacabana (MHEx/FC), foi reinaugurada, após passar por um período de obras, montagem de nova exposição e manutenção.

A celebração foi presidida pelo Chefe do Departamento de Educação e Cultura do Exército (DECEx), General de Exército André Luís Novaes Miranda e teve início com o corte da fita inaugural, no térreo da Casa Histórica. Em seguida, houve uma visita guiada pelas instalações e, por fim, uma apresentação da Orquestra Violões do Forte de Copacabana.

Um dos mais importantes sítios da história recente do País, a CHD está localizada no Centro da cidade do Rio de Janeiro, em um sobrado, no número 197 da Praça da República. Além de servir de residência para o Marechal Deodoro da Fonseca, proclamador da República Brasileira, foi na Casa Histórica de Deodoro que se decidiu o primeiro Ministério Republicano e onde se elaborou a Bandeira Nacional.

Presenças

A atividade contou com as presenças do Vice-Chefe do DECEx, General de Divisão Maurílio Miranda Netto Ribeiro, do Diretor do Patrimônio Histórico e Cultural do Exército (DPHCEx), General de Brigada Carlos Augusto Ramires Teixeira e do Diretor do Museu Histórico do Exército e Comandante do Forte de Copacabana, Coronel Leandro Fernandes Moraes.

Fonte: Museu Histórico do Exército e Forte de Copacabana

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui