No dia 17 de janeiro, o Capitão do Exército Brasileiro Paulo Ricardo de Oliveira Dias, da Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais (EsAO), concluiu o Field Artillery Captain’s Career Course (FACCC), curso de aperfeiçoamento para oficiais de Artilharia de Campanha do Exército dos Estados Unidos da América (EUA), realizado na United States Army Field Artillery School, no Fort Sill. O militar brasileiro obteve o 2º lugar geral no curso e o 1º lugar entre os alunos internacionais.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O Capitão Oliveira Dias obteve a média final 98,06 e foi agraciado com a condecoração de Distinguished International Honor Graduate. O turno 05-21 contou com 47 oficiais dos EUA e quatro oficiais estrangeiros, oriundos do Brasil, Croácia, El Salvador e Moldávia.

Curso de Aperfeiçoamento
O FACCC, com duração aproximada de seis meses, tem a finalidade de treinar e desenvolver profissionalmente oficiais do Exército e do Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA, bem como de nações amigas. O curso os habilita ao planejamento e à condução de operações conjuntas e combinadas no que se refere: ao emprego da função de combate fogos; à resolução de problemas; à liderança em combate.

Fonte: AdiBRUS

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).