Curso CFAQ-POP/MOP 1 formou 19 novos aquaviários

A Capitania dos Portos do Rio Grande do Norte (CPRN) realizou, no dia 28 de outubro, o encerramento do Curso de Formação de Aquaviários – Pescador Profissional/Motorista de Pesca (CFAQ-POP/MOP 1), em Galinhos(RN). Foram entregues os Certificados de Conclusão de Curso e as Cadernetas de Inscrição e Registro (CIR) aos 19 novos aquaviários, entre os quais três mulheres, as primeiras a se formarem como pescadores profissionais no município.

A presidente da Colônia de Pesca de Galinhos, Rosângela da Silva, ressaltou a importância da qualificação promovida pela Marinha. “A certificação para os pescadores da região e, em especial, para as três primeiras mulheres a se habilitarem como pescadoras profissionais, contribuirá para que todos exerçam a atividade da pesca, retirando o sustento de suas famílias com segurança e consciência ambiental”.

Os pescadores que já exerciam a atividade, agora estão habilitados ao desempenho da pesca de forma profissional, qualificação que obtiveram após participarem de instruções como condução e operação de embarcações de pesca, sistema de propulsão a motor diesel, conhecimentos de primeiros socorros e prevenção e combate a incêndio.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).