Capitania dos Portos de Sergipe realiza choque de ordem e intensifica fiscalização

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Entre os dias 23 e 25 de agosto, a Capitania dos Portos de Sergipe (CPSE) intensificou a fiscalização nas águas da Grande Aracaju e Sul Sergipano com a operação “Choque de Ordem II”. A ação, que abordou 107 embarcações e emitiu 16 notificações, teve como objetivo reforçar a segurança do tráfego aquaviário e conscientizar a comunidade náutica sobre práticas seguras de navegação e preservação ambiental.

Reforço na Fiscalização e Impactos para a Segurança Aquaviária

A intensificação das ações de fiscalização nas regiões da Grande Aracaju e do Sul Sergipano teve como foco a inspeção de embarcações de diversos tipos, incluindo barcos de pesca, transporte de passageiros e recreio, além de estruturas como poitas e obras náuticas irregulares. Ao longo dos três dias de operação, foram realizadas fiscalizações tanto durante o dia quanto à noite, refletindo o comprometimento da Capitania dos Portos em garantir a segurança no tráfego aquaviário em todos os horários e condições de navegação.

A operação “Choque de Ordem II” resultou na abordagem de 107 embarcações, sendo aplicados 48 testes de alcoolemia nos condutores, com o objetivo de coibir a navegação sob influência de álcool, um dos fatores de risco mais significativos para acidentes marítimos. Ao todo, 16 notificações foram emitidas por irregularidades, reforçando a importância da regularização de documentos e da conformidade com as normas de segurança.

Importância da Fiscalização para Reduzir Acidentes e Práticas Irregulares

A fiscalização da Capitania dos Portos não se limita à verificação documental, mas envolve também a checagem de itens de segurança, como coletes salva-vidas e equipamentos de comunicação. Esses itens são fundamentais para prevenir acidentes e garantir a proteção dos tripulantes em caso de emergência. A operação “Choque de Ordem II” reforçou a necessidade de que todos os navegantes mantenham suas embarcações devidamente equipadas e em conformidade com as normas vigentes.

Além disso, a fiscalização atua como um mecanismo essencial para inibir práticas irregulares, como o uso inadequado de embarcações e a presença de estruturas marítimas que não possuem autorização. A regularização dessas atividades contribui para um ambiente náutico mais seguro e organizado, protegendo tanto os condutores quanto o meio ambiente aquático.

Como a Capitania dos Portos Contribui para a Segurança e Regularização no Tráfego Aquaviário

A Capitania dos Portos de Sergipe tem desempenhado um papel fundamental na manutenção da segurança nas águas do estado, promovendo operações de fiscalização periódicas e campanhas educativas. A divulgação do aplicativo NavSeg, uma ferramenta importante para a comunicação entre navegantes e autoridades marítimas, e do telefone 185, de emergências marítimas, que funciona 24 horas por dia, ampliou o alcance das iniciativas de segurança e prevenção de acidentes.

Durante a operação “Choque de Ordem II”, também foram realizadas palestras com a comunidade náutica local, abordando a importância da segurança na navegação e da preservação ambiental. Essas ações educativas são parte do compromisso da CPSE em promover uma cultura de navegação responsável e consciente, visando minimizar os riscos e garantir a proteção tanto das pessoas quanto do meio ambiente.

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Marcelo Barros, com informações e imagens da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).

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