A Marinha do Brasil realiza, desde 20 de dezembro, a Operação Verão 2021-2022 “Navegue
Seguro: a nossa melhor escolha”, com a intensificação das ações de fiscalização do tráfego aquaviário e de conscientização de condutores e passageiros quanto à salvaguarda da vida humana no mar, à segurança da navegação e à prevenção da poluição ambiental no litoral e nas águas interiores do estado.

WhatsApp Image 2022 01 24 at 18.28.36

A Operação, que tem como propósito criar um diálogo com a sociedade, principalmente, com as comunidades marítima e náutica, ocorrerá até o mês de março, período que compreende o verão, quando é observado expressivo aumento do tráfego das embarcações em Alagoas.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Com um mês de Operação, a Capitania dos Portos de Alagoas (CPAL) e a Agência Fluvial de
Penedo inspecionaram 2.443 embarcações, emitiram 150 notificações e apreenderam 16 embarcações. Para essas ações, estão sendo empregados 120 militares, com o apoio de 12
embarcações, incluindo lanchas e motos aquáticas, que atuam em ações de fiscalização no mar e águas interiores de Alagoas.

WhatsApp Image 2022 01 24 at 18.29.15 1 1

A CPAL disponibiliza o telefone 185, para Emergências Marítimas e Fluviais; o Canal internacional 16 VHF (156.8 MHz), para chamadas entre embarcações e de emergência; e o telefone (82) 3215-5800, para denúncias de situações que representem risco para a segurança da navegação, a salvaguarda da vida humana no mar e a prevenção da poluição ambiental por parte de embarcações, plataformas fixas ou suas instalações de apoio.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).