Os veleiros oceânicos completaram o percurso em aproximadamente cinco horas de prova

A Capitania dos Portos da Bahia (CPBA) realizou, no dia 19 de junho, na Baía de Todos-os-Santos, a 42ª edição da tradicional Regata Marcílio Dias, que integra o calendário de eventos náuticos da cidade de Salvador (BA) e das festividades alusivas à Batalha Naval de Riachuelo. O evento tem como objetivo aproximar a Marinha da comunidade náutica, além de fomentar a mentalidade marítima e incentivar a prática de esportes náuticos.

A regata foi composta por cinco modalidades náuticas e contou com a participação de cem embarcações e cerca de 350 atletas e competidores. A competição teve provas de Stand Up Paddle e Paddle Board pela manhã. Já no período da tarde, ocorreram as largadas das classes Optmist e Monotipos, além dos veleiros oceânicos.

Para participar da competição, os atletas contribuíram de forma voluntária com a doação de uma cesta básica, tendo sido arrecadada cerca de uma tonelada de alimentos, que serão doados a uma instituição beneficente em Salvador.

blank
A tradicional Regata Marcílio Dias colore a
Baía de Todos-os-Santos há 42 anos

Em virtude do enfrentamento à Covid-19, a regata foi realizada em um formato diferenciado, em que todas as etapas, incluindo a premiação, ocorreram no mar. Foram observados os protocolos recomendados pelas autoridades sanitárias, como o uso de máscaras e o distanciamento social.

Marcelo Barros, com informações e imagens da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui