Capitão dos Portos da Amazônia Oriental recebeu doação das coberturas de eixo

A Capitania dos Portos da Amazônia Oriental (CPAOR) recebeu, no dia 27 de maio, a doação de 20 coberturas de eixos para serem instalados gratuitamente em embarcações de comunidades ribeirinhas, durante as ações de Fiscalização do Tráfego Aquaviário, no estado do Pará. A entrega dos equipamentos foi feita pelo engenheiro naval Arnaldo Sinésio Guerreiro da Costa, acompanhado do Cônsul Estrangeiro do Japão em Belém, Hiroaki Aizawa.

A ação de combate ao escalpelamento faz parte do Programa de Segurança da Navegação na Amazônia, que tem como objetivo desenvolver campanhas voltadas para a segurança da navegação, a salvaguarda da vida humana e a prevenção da poluição junto à comunidade ribeirinha. Assim, atua de forma preventiva para alertar sobre os riscos de acidentes em embarcações que navegam com o eixo do motor exposto.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).