CAPES lança sistema de informações sobre internacionalização

blank
A plataforma vai coletar e reunir dados das instituições participantes do Programa CAPES/PrInt

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), vinculada ao Ministério da Educação (MEC), lançou o Plano de Trabalho para Internacionalização (PTI), um sistema destinado às instituições de ensino superior (IES) participantes do Programa Institucional de Internacionalização (CAPES/PrInt). A iniciativa é uma parceria entre as diretorias de Relações Internacionais (DRI) e de Tecnologia da Informação (DTI) da Fundação, com apoio da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP).

O PTI é composto por três módulos: Compromisso Institucional e Parceria e Redes de Pesquisa são módulos de preenchimento, enquanto o módulo Sumário Executivo reúne os resultados principais. Esta estrutura pretende facilitar os processos para as pró-reitorias e equipes técnicas das instituições de ensino, que deverão preencher as informações referentes à internacionalização.

Benedito Aguiar, presidente da CAPES, acredita que “reunir em um só lugar as informações das 36 instituições participantes do PrInt facilitará planejamentos futuros, dando uma dimensão mais precisa do alcance e dos benefícios que esse Programa traz”. Ele ressaltou a importância da continuidade das ações e a relevância do PrInt para “o desenvolvimento científico e tecnológico do País”.

Em 2019 a CAPES criou, para as IES participantes do programa, “um formulário para reflexão sobre o processo de lançamento da política institucional de internacionalização”, lembrou Heloisa Hollnagel, diretora da DRI. Ela também contou que, este ano, o formato foi aprimorado para que “se tenha uma visão mais ampla do trabalho e das estratégias que efetivamente têm sido executadas” em cada instituição.

Emerson Maccari, coordenador-geral de Bolsas e Projetos da DRI, explicou que o envio das informações “se dará por meio de um sistema amigável, que possui uma lógica que permite à IES, ao final da ação, montar um sumário executivo com o resumo dos cinco melhores produtos dos tópicos anteriores”.

Módulos

A plataforma para a coleta de dados dará subsídio à construção coletiva de indicadores para a avaliação intermediária do PrInt. No primeiro eixo, Compromisso Institucional, serão coletadas informações que apontem o incentivo à construção, execução e consolidação de planos estratégicos de internacionalização.

O segundo módulo, Parcerias e Redes de Pesquisa, receberá dados para registrar a formação de parcerias de pesquisas internacionais, melhorando a qualidade da produção acadêmica brasileira e estimulando a mobilidade de professores e alunos. Por fim, no Sumário Executivo, o sistema produzirá um relatório consolidado dos cinco aspectos mais relevantes de cada tema, além dos objetivos listados nos dois módulos anteriores.

Por Redação CCS/CAPES

Assine nossa Newsletter


Receba todo final de tarde as últimas notícias do Defesa em Foco em seu e-mail, é de graça!

Receba nossas notícias em tempo real através dos aplicativos de mensagem abaixo:

blank
WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui