O Campus Brasília da Escola Superior de Guerra diplomou, no dia 09 de julho de 2021, os formandos do CURSO DE ANÁLISE DE CRISES INTERNACIONAIS 2021 (CACI) que foi realizado no período de 07 a 18 de junho de 2021, na fase EaD e de 21 de junho a 09 de julho de 2021, na fase presencial. A turma foi composta por 46 alunos, sendo: 21 civis, oriundos de diversos órgãos da administração pública federal e dos estados; 20 militares das três Forças; 2 militares estaduais; e 3 militares estrangeiros (México, República Democrática do Congo e Uruguai).

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O CACI tem por objetivo capacitar especialistas para a realização de análise de crises internacionais, desenvolvendo habilidades interpretativas para aprofundar a compreensão da realidade política internacional contemporânea, com ênfase na área de Segurança Internacional. Sua estrutura curricular compreende as Relações Internacionais, o Direito Público Internacional, a Economia Política Internacional, a Teoria de Crises Internacionais e los Modelos de Análise de Crises Internacionais e de Geopolítica.

A abordagem metodológica desenvolvida pela ESG para o curso, baseada na instrumentalidade, propicia experiência prática dos conteúdos estudados em diversos níveis de complexidade, configurando-se como um sistema de estudos, pesquisas e atividades que exigem comprometimento individual e trabalhos em grupo. Os discentes recebem conhecimento útil e atualizado ao exercício de cargos e de funções de analistas de política internacional e de inteligência, de formulador de cenários e de assessor internacional.

Destaca-se a especial atenção ao respeito aos protocolos de prevenção a COVID-19.

Marcelo Barros, com informações do Ministério da Defesa
Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).