No dia 21 de junho, o Campus Brasília da  Escola Superior de Guerra deu início à fase presencial do CURSO DE ANÁLISE DE CRISES INTERNACIONAIS 2021 (CACI). Participam 47 (quarenta e sete) alunos, sendo 23 (vinte e três) militares das três Forças e Forças Auxiliares; 21 (vinte e um) civis de diversos órgãos da administração pública federal e dos estados e 03 (três) estrangeiros (México, Uruguai e República Democrática do Congo).

O CACI tem por objetivo capacitar especialistas para a realização de análise de crises internacionais, desenvolvendo habilidades interpretativas para aprofundar a compreensão da realidade política internacional contemporânea, com ênfase na área de Segurança Internacional. Sua estrutura curricular compreende as Relações Internacionais, o Direito Público Internacional, a Economia Política Internacional, a Teoria de Crises Internacionais, os Modelos de Análise de Crises Internacionais e de Geopolítica.

A abordagem metodológica desenvolvida pela ESD para o curso, baseada na instrumentalidade, propicia experiência prática dos conteúdos estudados em diversos níveis de complexidade, configurando-se como um sistema de estudos, pesquisas e atividades, exigindo comprometimento individual e trabalhos em grupo. Os discentes recebem conhecimento útil e atualizado ao exercício de cargos e de funções de analistas de política internacional e de inteligência, de formulador de cenários e de assessor internacional.

Destaca-se a especial atenção ao respeito aos protocolos de prevenção a COVID-19.

Marcelo Barros, com informações do Ministério da Defesa
Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui