No período de 27 de setembro a 15 de outubro, 29 cadetes do 4º ano da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) realizaram a disciplina eletiva de inteligência militar na Escola de Inteligência Militar do Exército (EsIMEx), em Brasília-DF. Inicialmente, os instruendos receberam um nivelamento de conhecimentos dos ramos Inteligência e Contrainteligência.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Os futuros líderes de pequenas frações da Força Terrestre participaram de um exercício prático no terreno com o objetivo de consubstanciar as técnicas, táticas e procedimentos (TTP) que constarão da edição experimental do Caderno de Instrução “Tropa como Sensor de Inteligência”, a saber: Interação com a População Local, Contato com Lideranças, Exploração Tática de Área, Questionamento Tático e Procedimentos com Prisioneiros, Relatório e Debriefing. Por fim, os cadetes receberam os certificados de conclusão da atividade e passarão a ser os difusores da mentalidade “Todo Militar é um Sensor” nos corpos de tropa.

Fonte: EsIMEx
Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).