No período de 8 a 12 de agosto, a 1ª Brigada de Infantaria de Selva (1ª Bda Inf Sl) – “Brigada Lobo D’Almada”, realizou o Estágio Básico de Combatente de Força de Emprego Imediato, denominada Operação URUTU.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O Estágio teve como objetivo verificar o adestramento e emprego das técnicas, táticas e procedimentos (TTP) empregadas do nível individual e fração até o nível pelotão dentro das operações ofensivas e defensivas, tendo como principal objetivo o adestramento das pequenas frações da 1ª Bda Inf Sl.

Durante o período de execução da Operação URUTU, os militares empregaram técnicas individuais e em grupos de combate, executando atividades práticas como: Tiro, Orientação, Progressão na Selva, Primeiros Socorros, Marcha e Base de Patrulha, Patrulha de Captura, Patrulha de Emboscada, Ataque a Área Edificada, Patrulhamento a pé e motorizado, montagem de ZPH, Espinha de Peixe, Técnicas de Ações Imediatas (TAI), Progressão em Ambiente Urbano e Check Point.

Para a realização das atividades foram adotadas todas as medidas de prevenção contra a covid-19, orientadas pelo Ministério da Saúde.

Fonte: 1ª Brigada de Infantaria de Selva
Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).