No período de 8 a 11 de novembro, a 1ª Brigada de Infantaria de Selva (1ª Bda Inf Sl) realizou a Operação Macuxi 2021, um exercício de adestramento em operações básicas concebido como uma manobra de dupla ação no contexto do amplo espectro. O treinamento combinou atitudes ofensivas e defensivas, integrando, ainda, capacidades não existentes nas organizações militares orgânicas da 1ª Bda Inf Sl, como engenharia de combate e artilharia antiaérea. Foram empregados, na atividade, 1.188 militares, e utilizadas 101 viaturas e 21 embarcações.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O desdobramento das organizações militares diretamente subordinadas da brigada ocorreu em regiões estratégicas do estado de Roraima, com a instalação de uma Base Logística de Brigada e um Centro de Controle de Evacuados. O adestramento consistiu na realização de marcha para o combate motorizada e fluvial, ocupação de base de combate, tiro das armas coletivas, ataque à posição defensiva inimiga e infiltração.

Fonte: 1ª Bda Inf Sl

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).