O Comando Militar do Oeste (CMO) realizou, entre os dias 7 e 11 de novembro, a Operação Punhos de Aço, conduzida pela 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada (4ª Bda C Mec). O exercício foi coordenado e planejado pelo Centro de Coordenação de Operações do CMO (CCOp/CMO) no âmbito da Operação Escudo Verde, que integra o Programa de Adestramento Avançado 2021 do CMO.
Na oportunidade, o Comandante da 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada, General de Brigada Adilson Akira Torigo, explicou o exercício e ressaltou sua abrangência e o emprego do Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteira (SISFRON).
“A Operação Punho de Aço é um exercício de defesa externa que contempla a parte de defesa territorial, com apoio de meios aéreos, calcado basicamente na simulação construtiva e na simulação viva, com pleno emprego dos meios do Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteira, permitindo o acompanhamento, em tempo real, das atividades e a economia dos meios. É um exercício de Posto de Comando (PC) em uma área de aproximadamente 350.000 km², quase a área do estado de Mato Grosso do Sul em sua totalidade, com o Comando e Controle das 11 organizações militares desdobradas no terreno”.
Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.
As atividades da Operação Punhos de Aço foram supervisionadas pelo Chefe do Centro de Coordenação de Operações do CMO, General de Brigada Valério Luiz Lange, e por oficiais do Estado-Maior do CCOp/CMO.
Participe no dia a dia do Defesa em Foco
Dê sugestões de matérias, faça denúncias ou nos comunique de erros: WhatsApp 21 99459-4395