Brigada de Cavalaria Mecanizada realiza exercício em Dourados (MS)

O Comando Militar do Oeste (CMO) realizou, entre os dias 7 e 11 de novembro, a Operação Punhos de Aço, conduzida pela 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada (4ª Bda C Mec). O exercício foi coordenado e planejado pelo Centro de Coordenação de Operações do CMO (CCOp/CMO) no âmbito da Operação Escudo Verde, que integra o Programa de Adestramento Avançado 2021 do CMO.

Na oportunidade, o Comandante da 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada, General de Brigada Adilson Akira Torigo, explicou o exercício e ressaltou sua abrangência e o emprego do Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteira (SISFRON).

“A Operação Punho de Aço é um exercício de defesa externa que contempla a parte de defesa territorial, com apoio de meios aéreos, calcado basicamente na simulação construtiva e na simulação viva, com pleno emprego dos meios do Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteira, permitindo o acompanhamento, em tempo real, das atividades e a economia dos meios. É um exercício de Posto de Comando (PC) em uma área de aproximadamente 350.000 km², quase a área do estado de Mato Grosso do Sul em sua totalidade, com o Comando e Controle das 11 organizações militares desdobradas no terreno”.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

As atividades da Operação Punhos de Aço foram supervisionadas pelo Chefe do Centro de Coordenação de Operações do CMO, General de Brigada Valério Luiz Lange, e por oficiais do Estado-Maior do CCOp/CMO.

Fonte: Comando Militar do Oeste

Participe no dia a dia do Defesa em Foco

Dê sugestões de matérias, faça denúncias ou nos comunique de erros: WhatsApp 21 99459-4395

Google News

Marcelo Barros, com informações e imagens do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui