O Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil (CCOPAB), localizado no Rio de Janeiro, tem uma missão de grande responsabilidade: preparar nossos militares para atuarem em missões de paz ao redor do mundo. Entre os dias 11 e 22 de setembro de 2023, o centro realizou uma intensa preparação da Equipe Móvel de Treinamento (EMT), especializada em Operações na Selva, que será desdobrada para a Missão das Nações Unidas na República Democrática do Congo (MONUSCO).

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Capacitação Técnica e Administrativa

Snapinsta.app 380734056 17993753783253031 8240287359447879621 n 1080

A preparação envolveu uma série de atividades e instruções. Os militares foram capacitados sobre os principais temas do programa Core Pre-deployment Training Material (CPTM), uma iniciativa do Departamento de Operações de Paz das Nações Unidas. Mas não foi só isso: considerando que o idioma oficial da República Democrática do Congo é o francês, foram ministradas instruções intensivas de Língua Francesa. Além disso, os militares passaram por uma série de avaliações, incluindo exames laboratoriais, avaliações físicas e psicológicas, e receberam todo o material que será utilizado em campo.

Composição da Equipe e Missão Especializada

A EMT é formada por uma equipe diversificada: 13 militares, sendo 11 do Exército Brasileiro, um da Força Aérea Brasileira e um da Marinha do Brasil. Todos são especialistas em Operações na Selva. A missão principal dessa equipe é treinar a Brigada de Intervenção (Force Intervention Brigade – FIB), que faz parte do componente militar da MONUSCO.

O Compromisso do Brasil com a Paz Mundial

Snapinsta.app 380740885 17993753816253031 2915716411761237441 n 1080

A preparação da EMT demonstra o compromisso do Brasil em contribuir para a paz mundial. Ao enviar militares altamente treinados para missões internacionais, o país reforça sua posição como um importante aliado nas iniciativas de paz da ONU. A atuação da EMT na República Democrática do Congo certamente fará a diferença, levando conhecimento, técnica e, acima de tudo, o desejo de construir um mundo mais seguro e pacífico.

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).