blank
Acompanhamento do Exercício no Palácio do Planalto

Google News

O Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI/PR) coordenou a participação brasileira no Exercício Internacional de Emergência Nuclear, promovido pela  Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), com 57 Estados-membros e 11 organizações internacionais participantes, ocorrido nos dias 26 e 27 de outubro de 2021. Durante o exercício, foram testadas as ações de respostas a um acidente na usina nuclear de Barakah, nos Emirados Árabes Unidos (EAU), que simulou liberação significativa de material radioativo na atmosfera.

Entre no canal do Defesa em Foco no Telegram e fique por dentro de todas as notícias do dia

O Centro Nacional de Gerenciamento de Emergência Nuclear (CNAGEN), localizado no anexo do Palácio do Planalto, em Brasília – DF, permaneceu ativado por 36 horas e executou tarefas relacionadas ao compartilhamento de informações, avaliação da situação e decisões sobre a proteção das pessoas, meio ambiente e trabalhadores. As ações também incluíram a  disponibilização de suporte de saúde, comunicação ao público, importação/ exportação de mercadorias e apoio aos brasileiros que residem nos EAU e nos países vizinhos. Integraram o CNAGEN representantes do GSI/PR, Comissão Nacional de Energia Nuclear, Ministério de Defesa, Ministério da Saúde, Agência Nacional de Aviação Civil, Ministério das Relações Exteriores e Agência Nacional de Vigilância Sanitária.

O exercício foi essencial para a troca de conhecimento e experiências entre os participantes, permitindo o aperfeiçoamento das ações de gerenciamento de resposta a situações de emergência nuclear a níveis nacional e internacional.

A AIEA compilará o feedback dos Estados-membros em um relatório que identificará as boas práticas e as oportunidades de melhoria.

Fonte: Gabinete de Segurança Institucional