Realizada entre 3 e 7 de dezembro, em Londres, a 100ª Sessão do Comitê de Segurança Marítima (MSC 100) contou com a participação da delegação do Brasil formada por representantes da Marinha do Brasil, do Ministério das Relações Exteriores (MRE), do Conselho Nacional de Praticagem (CONAPRA), de técnicos da indústria (PETROBRAS-TRANSPETRO) e de membros da Academia, oriundos da Universidade Federal de São Paulo (USP) e da Universidade Federal do Rio Grande (FURG).
Um dos carros-chefe dos trabalhos da Organização Marítima Internacional, o Comitê MSC trata das questões pertinentes à segurança e à proteção marítima. Isso inclui a atualização da Convenção SOLAS (Convenção Internacional para Salvaguarda da Vida Humana no Mar) e seus códigos, como aqueles relacionados ao transporte de produtos perigosos, a dispositivos salva-vidas e aos sistemas de combate a incêndio.
O MSC trata, também, de assuntos relevantes para o elemento humano, incluindo emendas à Convenção STCW (Normas para Formação, Certificação e Serviço de Quarto para os Marítimos), além de vários outros temas, como Padrões Baseados em Metas (GBS), navios autônomos, pirataria e roubo armado contra navios, segurança cibernética, e-navigation e modernização do Sistema Global de Socorro e Segurança Marítima.
Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).