Blindados e tecnologia militar encantam visitantes da ExpoAgro-MS

Evento ao ar livre com pessoas e barracas
Não fique refém dos algoritmos, nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias.

Pela primeira vez em suas 58 edições, a ExpoAgro de Dourados (MS) contou com a participação do Exército Brasileiro, que levou à feira um verdadeiro espetáculo de tecnologia militar e poder de dissuasão. Os blindados M60, Cascavel, Guarani, M113 e o moderno Max Pro Recovery Vehicle 6×6 roubaram a cena e despertaram o interesse de milhares de visitantes no Parque de Exposições “João Humberto de Andrade Carvalho”.

Potência e funções dos blindados apresentados pelo Exército na ExpoAgro-MS

Militar explica veículo militar a grupo de estudantes.

O grande destaque do estande militar ficou por conta dos imponentes blindados de combate da 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada (4ª Bda C Mec). Entre eles, o M60, tanque de guerra de origem norte-americana; o Cascavel, blindado leve com canhão de 90mm; o Guarani 6×6, moderno veículo desenvolvido no Brasil com alta mobilidade e proteção balística; e o clássico M113, versátil transporte de tropas.

Chamou atenção também o Max Pro Recovery Vehicle 6×6, viatura blindada de socorro recentemente incorporada à Força Terrestre. Projetado para resgatar veículos danificados em zonas de conflito, o Max Pro combina resistência a minas e explosivos com capacidade de remoção pesada, elevando a segurança e a capacidade logística das tropas brasileiras.

A ExpoAgro como espaço de integração entre Exército e sociedade civil

Visitantes em exposição militar com uniforme camuflado.

A participação do 28º Batalhão Logístico (28º B Log), junto às demais Organizações Militares da 4ª Bda C Mec, teve como um de seus principais objetivos estreitar laços com a população. A presença das tropas na ExpoAgro proporcionou ao público uma rara oportunidade de conhecer de perto os equipamentos, viaturas e materiais utilizados pelas Forças Armadas na defesa das fronteiras e da soberania nacional.

Militares interagiram com visitantes de todas as idades, explicando o funcionamento do SISFRON (Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras), apresentando os equipamentos de comunicações, além de promover ações educativas sobre a rotina e as missões do Exército. A iniciativa ampliou o sentimento de pertencimento e valorizou o papel das Forças Armadas na construção da identidade nacional.

Divulgação das formas de ingresso e valorização dos valores militares no evento

Outro ponto alto da presença militar na ExpoAgro foi a divulgação das diversas formas de ingresso no Exército Brasileiro. Jovens e adultos puderam obter informações sobre como seguir carreira como soldado, sargento, oficial ou profissional técnico nas áreas de saúde, direito, engenharia, entre outras. A abordagem direta e acessível despertou o interesse de muitos visitantes pela vida militar.

Além do aspecto informativo, os militares reforçaram valores que são pilares da instituição: patriotismo, civismo, amor à pátria e espírito de cumprimento de missão. Esses princípios, que marcaram gerações de brasileiros — incluindo os pracinhas da FEB na Segunda Guerra Mundial —, foram exaltados como parte da cultura e do compromisso da Força Terrestre com a nação.

Participe no dia a dia do Defesa em Foco

Dê sugestões de matérias ou nos comunique de erros: WhatsApp 21 99459-4395

Apoio

Marcelo Barros, com informações e imagens do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).