Biblioteca dedicada ao herói da FEB, Capitão Elmo Diniz, é inaugurada em Cruz Alta-RS

Não fique refém dos algoritmos, nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias.

Em uma cerimônia marcada pela reverência à história e ao heroísmo, o 29º Grupo de Artilharia de Campanha Autopropulsado (29º GAC AP) inaugurou, no dia 1º de agosto, a Biblioteca Capitão FEB Elmo Diniz. O novo espaço, dedicado à promoção da leitura e dos estudos, homenageia um dos mais ilustres veteranos da Força Expedicionária Brasileira, eternizando seu legado no Forte Humaitá, em Cruz Alta.

História do Capitão Elmo Diniz

Nascido em 4 de fevereiro de 1922, em Estação Lagoão, Cruz Alta (RS), o Capitão Elmo Diniz iniciou sua carreira militar em 1939, no 6º Regimento de Artilharia Montada (RAM), atual 29º GAC AP. Sua trajetória é marcada por um desempenho exemplar que o levou a integrar a Força Expedicionária Brasileira (FEB) durante a Segunda Guerra Mundial. Com a FEB, participou de importantes operações no Teatro de Operações Europeu, destacando-se pelo compromisso e coragem. Após o retorno ao Brasil, continuou sua carreira militar, sendo promovido a Capitão e reconhecido como um herói nacional.

Significado da biblioteca

A Biblioteca Capitão FEB Elmo Diniz foi criada com o propósito de incentivar a leitura e os estudos no Forte Humaitá, além de manter viva a memória do Capitão Elmo Diniz, cuja história está intrinsecamente ligada ao 29º GAC AP e ao município de Cruz Alta. O espaço servirá como um ponto de encontro para militares e civis, oferecendo acesso a uma vasta gama de recursos literários e educacionais. A homenagem reflete o profundo respeito da unidade por um de seus mais notáveis membros.

Cerimônia de inauguração

A inauguração contou com a presença de autoridades civis e militares, incluindo o próprio Capitão Elmo Diniz, que, aos 102 anos, participou do evento, junto a convidados e veteranos da FEB. O Comandante da Artilharia Divisionária da 3ª Divisão de Exército, General de Brigada Frederico Otavio Sawaf Batouli, também esteve presente, prestigiando a inauguração e destacando a importância de preservar a história dos heróis nacionais. O evento foi um momento de emoção e orgulho, celebrando o legado de um homem cuja vida foi dedicada ao serviço da pátria.

Participe no dia a dia do Defesa em Foco

Dê sugestões de matérias ou nos comunique de erros: WhatsApp 21 99459-4395

Apoio

Marcelo Barros, com informações e imagens do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).