O 9º Grupamento Logístico, por intermédio do Núcleo do 9º Batalhão de Saúde, realizou um treinamento de atendimento pré-hospitalar tático (APHT), para 28 médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem das organizações militares do Comando Militar do Oeste. A atividade ocorreu como parte da Operação Santa Bárbara do Oeste no período de 15 a 19 de novembro, com o objetivo de alinhar as técnicas com o que preconiza a Organização das Nações Unidas (ONU) em relação as tropas de saúde.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Realizada no Campo de Instrução de Betione, a instrução foi dividida entre teórica e prática para contemplar a 1ª e a 3ª fases do APHT. Inicialmente, os instruendos passaram por uma ambientação de saúde no teatro operacional, recebendo instruções de primeiros socorros e cadeia de evacuação médica. Posteriormente, foram conduzidos para oficinas práticas de avaliação do ferido em combate, em que conheceram uma instalação de saúde operacional de 2º escalão: posto de atendimento avançado orgânico do Núcleo do 9º Batalhão de Saúde.

Os instruendos também passaram pela pista de progressão e resgate sob fogo (Care Under Fire), simulando uma zona de confronto. Foram utilizadas armas de airsoft elétricas, equipamentos de proteção individual e um manequim com articulações e peso real, representando a vítima. Durante o trajeto, os instruendos fizeram o reconhecimento do local e aplicaram técnicas de segurança da equipe e da vítima, retração da vítima para um local coberto e abrigado, primeiros socorros imediatos no terreno e retração do ferido até uma área segura.

No tema de evacuação aérea do ferido, os instruendos treinaram a fixação da maca na aeronave e a monitorização dos sinais vitais. Houve ainda a simulação de intercorrência médica grave para ser revertida pelos instruendos.

A pista de atendimento pré-hospitalar tático contou com o apoio da Base Área de Campo Grande, do Hospital Militar de Área de Campo Grande e do 3º Batalhão de Aviação do Exército, que forneceram os instrutores e os equipamentos necessários para a realização das oficinas práticas, além dos instrutores capacitados em saúde operacional e as aeronaves para a simulação das evacuações.

Fonte: 9º Grupamento Logístico

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).