No dia 25 de fevereiro, a Escola municipal de Tempo Integral (ETI) Duque de Caxias – Caroline Campelo comemorou o seu 11º aniversário de criação com a realização de um momento cívico e solenidade de homenagens, apoiados pela Banda de Música do 22° Batalhão de Infantaria (22° BI), Batalhão Tocantins, em Palmas.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

A unidade de ensino é apoiada pelo 22º BI desde o ano de 2017, quando foi assinado um Termo de Cooperação Técnica entre a Secretaria de Educação do Município de Palmas e a Associação dos Amigos do Batalhão Tocantins (AABTO) para a divulgação de valores do Exército na Escola. O projeto, que contempla cerca de 1100 alunos do ensino fundamental, é efetivado por militares da reserva do Exército que apoiam a direção, na área pedagógica e disciplinar.

Durante as comemorações, o Comandante do 22º BI, Coronel Adenir Fernandes Nogueira, foi homenageado pela Escola e recebeu uma lembrança das mãos do Diretor, Professor José Ribamar Morais Farias, como reconhecimento pelo apoio prestado pelo Exército Brasileiro e contribuição para o processo ensino aprendizagem.

A Professora Maria de Fátima Pereira de Sena e Silva, Secretária Executiva de Educação do município de Palmas, afirma que “é uma grande satisfação realizar atividades de ensino com parcerias militares, a exemplo da Escola Caroline Campelo, que é uma referência em parceria com o Exército e realiza um trabalho magnífico, de muita entrega”. A Secretaria ressalta a importância da disciplina, orientação e valores militares como complemento do processo pedagógico, fazendo com que a “educação dos alunos seja realmente de forma integral”.

Fonte: 22° BI

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).