No dia 14 de janeiro, o Comando do 59º Batalhão de Infantaria Motorizado (59º BI Mtz) recebeu a visita institucional do Secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil, Alexandre Lucas Alves. Na agenda, as medidas integradas para o enfrentamento aos impactos do afundamento de bairros em Maceió e o trabalho realizado no Programa de Distribuição de Água Potável no Semiárido Brasileiro (Operação Carro-Pipa).
Na oportunidade, o secretário Alexandre Lucas ressaltou a importância das ações desenvolvidas pelo Exército no Estado, tanto no apoio logístico para o enfrentamento ao maior desastre ambiental atualmente em curso no Brasil, decorrente da mineração de sal gema em área urbana da cidade de Maceió, como na mitigação da seca que assola a região do semiárido alagoano.
Em fevereiro de 2018, alguns bairros sofreram um abalo sísmico, devido à mineração, provocando grandes rachaduras em ruas, residências, edifícios, tubulações de água e galerias pluviais, levando, de forma preventiva, várias moradias e ruas a serem interditadas.
Já a Operação Carro-Pipa em Alagoas, de responsabilidade do 59º BI Mtz, beneficia aproximadamente 150.000 pessoas de 38 cidades do sertão alagoano. Para isso, cerca de 196 caminhões-pipa são contratados para levar água potável à população da zona rural dos municípios atendidos pelo programa.
Assine nossa Newsletter
Receba todo final de tarde as últimas notícias do Defesa em Foco em seu e-mail, é de graça!
Parabéns Força Aérea Brasileira - 80 Anos em prol da Nação
Ação interministerial inicia a vacinação dos Indígenas da Aldeia Umariuaçu, em Tabatinga, AM
Ministério da Saúde inicia distribuição da vacina contra Covid-19
PRF auxilia na escolta das Vacinas
Homenagem da PRF ao falecimento do irmão de farda Louback
Marinha transporta idosa debilitada em helicóptero para atendimento médico em Corumbá
Dom Orani João Tempesta leva a imagem de São Sebastião aos Fuzileiros Navais
PF investiu R$ 58 milhões em equipamentos para enfrentar os crimes violentos e às facções criminosas