No dia 14 de janeiro, o Comando do 59º Batalhão de Infantaria Motorizado (59º BI Mtz) recebeu a visita institucional do Secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil, Alexandre Lucas Alves. Na agenda, as medidas integradas para o enfrentamento aos impactos do afundamento de bairros em Maceió e o trabalho realizado no Programa de Distribuição de Água Potável no Semiárido Brasileiro (Operação Carro-Pipa).

Na oportunidade, o secretário Alexandre Lucas ressaltou a importância das ações desenvolvidas pelo Exército no Estado, tanto no apoio logístico para o enfrentamento ao maior desastre ambiental atualmente em curso no Brasil, decorrente da mineração de sal gema em área urbana da cidade de Maceió, como na mitigação da seca que assola a região do semiárido alagoano.

Em fevereiro de 2018, alguns bairros sofreram um abalo sísmico, devido à mineração, provocando grandes rachaduras em ruas, residências, edifícios, tubulações de água e galerias pluviais, levando, de forma preventiva, várias moradias e ruas a serem interditadas.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Já a Operação Carro-Pipa em Alagoas, de responsabilidade do 59º BI Mtz, beneficia aproximadamente 150.000 pessoas de 38 cidades do sertão alagoano. Para isso, cerca de 196 caminhões-pipa são contratados para levar água potável à população da zona rural dos municípios atendidos pelo programa.

Fonte: 59º Batalhão de Infantaria Motorizado
Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).