Durante a certificação da 5ª Brigada de Cavalaria Blindada (5ª Bda C Bld) para o 2º ciclo da prontidão operacional para o ano de 2021 (FORPRON/2021), realizada no início de julho, a equipe de mecânicos de blindados do 5º Batalhão Logístico (5º B Log) realizou uma operação de manutenção de uma viatura blindada de combate carro de combate (VBC CC) Leopard 1A5 BR. Para isso, foi utilizada a viatura blindada especial (VBE) Socorro Bergepanzer. Esse tipo de manutenção no terreno foi inédita. A operação consiste em substituir o conjunto de força (motor/transmissão) durante sua utilização no combate, evitando que a viatura tenha que ser rebocada até a Base Logística da Brigada (BLB).

O trabalho teve a liderança do Subtenente Albuquerque e contou com o auxílio dos seguintes militares especializados: Segundo-Sargento Galdino, Segundo-Sargento Sérgio, Segundo-Sargento Vitor, Terceiro-Sargento Ehlert, Terceiro-Sargento Schinato, Cabo Pacola, Cabo Costa, Cabo Pinheiro, Soldado EV Lothar e Soldado EV Da Luz. O Comandante da organização militar, Tenente-Coronel Rony Christian Neitzke, ressaltou a importância do trabalho. “Esta atividade demonstrou, no terreno, de forma inédita, o grande conhecimento técnico da equipe de mecânicos de blindados da unidade, sendo feito em apenas 45 minutos. Isso permitiu que a VBC CC Leopard 1A5 BR continuasse o exercício e foi um trabalho muito bem executado, que enalteceu o nome do 5º B Log perante o Comando da 5ª Bda C Bld”.

Fonte: 5º B Log

Marcelo Barros, com informações e imagens do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui