No dia 1º de outubro, o 4° Batalhão de Polícia do Exército (4º BPE), “Batalhão João Fernandes Vieira”, encerrou o período de Instrução Individual Básica com um Exercício de Longa Duração realizado no Centro de Instrução Marechal Newton Cavalcanti (CIMNC) para os soldados incorporados no ano de 2021.

Durante a atividade, os soldados participaram de diversas instruções, tais como: camuflagem, pista do mensageiro, pista de transporte de feridos, marchas e estacionamentos, pista de orientação, transposição de curso d’água, acuidade visual e auditiva noturna, pista de progressão diurna e noturna, dentre outras, coroando com a formatura da entrega da Boina Verde-Oliva no retorno para o Batalhão.

A solenidade foi presidida pelo Chefe do 7º Centro de Gestão, Contabilidade e Finanças do Exército, Coronel Francisco Andrade Maciel Júnior, acompanhado pelo Comandante do 4º BPE, Tenente-Coronel Marcelo Flávio Sartori Aguiar. Durante a solenidade os “Soldados de Caxias” receberam a Boina verde-oliva, coroando o encerramento da fase de instrução individual básica, que representa a primeira etapa da formação militar. Na atividade também foram entregues troféus e medalhas para os pelotões e militares que se destacaram.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Fonte: 4º BPE
Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).