Batalhão Forte Príncipe da Beira realiza Estágio de Adaptação à Selva

Nos dias 11 a 18 março de 2022, o Comando de Fronteira Rondônia/6° Batalhão de Infantaria de Selva – “Batalhão Forte Príncipe da Beira” realizou o Estágio de Adaptação à Selva (EASl) para os militares recém-chegados na Guarnição e para Órgãos de Segurança Pública do Estado de Rondônia.

O EASl/OSP contou  com a participação de 24 estagiários, dos quais foram: 8 Policiais Rodoviários Federais e 16 Militares do Exército Brasileiro.

O EASl para os militares recém-chegados e para os Órgãos de Segurança Pública foi ministrado pela equipe de instrução do Cmdo Fron RO/6º BIS, na Área de Instrução “Cabo Cabixi” e no Campo de Instrução do Bom Sossego, terminando após a fase da sobrevivência na selva no dia 18 de março de 2022, com um almoço de confraternização entre os estagiários e a equipe de instrução e os Oficiais da OM.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O estágio teve o objetivo de adaptar os militares e os agentes dos OSP ao ambiente amazônico, bem como adquirir conhecimentos para sobreviver e se orientar na selva em razão das adversidades inerentes ao ambiente operacional bem como realizar a integração das diversas Instituições e Órgãos do Estado de Rondônia e das Forças Armadas.

Durante o estágio, os estagiários desenvolveram atividades eminentemente de selva e aprenderam as técnicas, táticas e procedimentos utilizados pelo Exército Brasileiro.

Dentre as instruções destaca-se:  montagem da rede de selva e utilização do facão de mato; montagem do local do pernoite; abrigos improvisados; tiro de caça; armadilhas de caça e pesca; meios auxiliares de flutuação; orientação diurna; orientação noturna; pernoite isolado/sobrevivência; alimentos de origem vegetal; alimentos de origem animal; 1º socorros e transporte de feridos; obtenção de água e fogo; ofidismo; utilização do óculos de visão noturna; animais silvestres e técnicas de rastreamento; marcha 2 horas através selva; instruções de fuzil 7,62mm Parafal; tiro de ação reflexa (TAR); e noções de topografia.

Ao final do estágio foi realizada a formatura de encerramento no dia 19 de março de 2022, no Cmdo Fron RO/6º BIS, solenidade de brevetação dos alunos concludentes, com a presença de seus familiares.

Na oportunidade o Comandante do Batalhão entregou os certificados e uma lembrança aos seguintes destaques do EASl 2022: Sr. RODRIGO CASCÃO COSTA Policial Rodoviário Federal e ao 2º Sgt JOÃO PAULO CARVALHO BERNARDINO DE LIMA, os quais se destacaram entre os estagiários  nas atividades e o Asp ROSENO SEVERINO DE LUNA NETO, escolhido em teste sociometrico como o Melhor Companheiro do EASl 2022.

Participe no dia a dia do Defesa em Foco

Dê sugestões de matérias ou nos comunique de erros: WhatsApp 21 99459-4395

Google News

Marcelo Barros, com informações e imagens do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui