No período de 18 a 20 de janeiro, o 5° Batalhão de Suprimento (5º B Sup) promoveu o curso de formação e reciclagem de NR 11 (operador de empilhadeira). O curso teve por finalidade habilitar os militares do batalhão a operarem as empilhadeiras utilizadas na movimentação de suprimentos das Classes I (material de subsistência), II (material de intendência) e VIII (material de saúde).

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O 5º B Sup, órgão provedor da 5ª Região Militar (5ª RM), realiza o apoio de suprimentos de diversas classes às 51 organizações militares subordinadas, sendo as operações com empilhadeiras imprescindíveis para o cumprimento da atividade fim do batalhão. O aperfeiçoamento e capacitação dos militares é de suma importância para o cumprimento destas missões.

O treinamento foi ministrado pelo Técnico em Segurança do Trabalho, Terceiro-sargento da reserva, Rafael Rosset, com extensão em Instrutor de Operador de Empilhadeira (MTB: 8853-PR) e contou com a participação de 40 militares do 5º B Sup, entre eles sargentos, cabos e soldados, divididos em duas turmas: militares em formação e militares em reciclagem e atualização.

Com carga horária de oito horas, o curso foi realizado em duas fases: teórica e prática. Na etapa teórica, foram abordados temas como: classificação de empilhadeira; equilíbrio e componentes de uma empilhadeira; normas reguladoras; manutenção; simbologia dos instrumentos e cargas; observação diária (check list); carregamento e empilhamento; transporte de materiais diversos; equipamentos de proteção individual e coletiva.

Ao final, foi realizado o treinamento prático, ocasião em que os militares  operaram os equipamentos, com enfoque na eficiência e segurança do trabalhador.

Fonte: 5° B Sup

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).