blank

Google News

No período de 18 a 20 de janeiro, o 5° Batalhão de Suprimento (5º B Sup) promoveu o curso de formação e reciclagem de NR 11 (operador de empilhadeira). O curso teve por finalidade habilitar os militares do batalhão a operarem as empilhadeiras utilizadas na movimentação de suprimentos das Classes I (material de subsistência), II (material de intendência) e VIII (material de saúde).

Entre no canal do Defesa em Foco no Whatsapp e fique por dentro de todas as notícias do dia

O 5º B Sup, órgão provedor da 5ª Região Militar (5ª RM), realiza o apoio de suprimentos de diversas classes às 51 organizações militares subordinadas, sendo as operações com empilhadeiras imprescindíveis para o cumprimento da atividade fim do batalhão. O aperfeiçoamento e capacitação dos militares é de suma importância para o cumprimento destas missões.

O treinamento foi ministrado pelo Técnico em Segurança do Trabalho, Terceiro-sargento da reserva, Rafael Rosset, com extensão em Instrutor de Operador de Empilhadeira (MTB: 8853-PR) e contou com a participação de 40 militares do 5º B Sup, entre eles sargentos, cabos e soldados, divididos em duas turmas: militares em formação e militares em reciclagem e atualização.

Com carga horária de oito horas, o curso foi realizado em duas fases: teórica e prática. Na etapa teórica, foram abordados temas como: classificação de empilhadeira; equilíbrio e componentes de uma empilhadeira; normas reguladoras; manutenção; simbologia dos instrumentos e cargas; observação diária (check list); carregamento e empilhamento; transporte de materiais diversos; equipamentos de proteção individual e coletiva.

Ao final, foi realizado o treinamento prático, ocasião em que os militares  operaram os equipamentos, com enfoque na eficiência e segurança do trabalhador.

Fonte: 5° B Sup