Maceió (AL) – Como forma de comemorar o Dia do Meio Ambiente, o Comando do 59° Batalhão de Infantaria Motorizado (59º BI Mtz) realizou, no dia 6 de junho, o plantio de 25 mudas nativas do bioma Caatinga em áreas verdes da unidade e no Bosque dos Comandantes e das Autoridades.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Foram plantadas mudas das espécies Craibeira, Arapiraca, Umbuzeiro, além dos Ipês roxo e amarelo, todas nativas da “mata branca”, como também é conhecido o bioma que é genuinamente brasileiro. Espécies como a Craibeira e a Arapiraca são muito comuns no Agreste e no Sertão alagoano, tanto que as duas dão nomes a municípios do estado.

A Craibeira dá nome à cidade de Craibas, localizada, também, no Agreste de Alagoas. A cidade é conhecida por herdar o nome da árvore símbolo do estado, tendo como principais atividades de subsistência à agricultura e a agropecuária. Arapiraca dá nome à segunda maior cidade de Alagoas, ficando atrás, apenas, de Maceió. Popularmente conhecida como “terra do fumo”, o município tem como pilares econômicos a agricultura, pecuária, comércio e é berço de indústrias locais.

Fonte: 59º BI Mtz

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).