No dia 29 de abril, o 2º Batalhão de Infantaria de Selva (2º BIS) – Batalhão Pedro Teixeira – realizou cerimônia militar para inaugurar o monumento “Lembrai-vos da Guerra”, justa homenagem aos Pracinhas da Amazônia que integraram a Força Expedicionária Brasileira (FEB), durante a 2ª Guerra Mundial.

O monumento foi idealizado para resgatar a história e manter vivas as tradições e valores da caserna, além de reverenciar os atos de bravura e heroísmo em defesa dos valores de liberdade e democracia no teatro de operações europeu. A data não poderia ser mais oportuna, visto que neste ano é celebrado o Bicentenário da Independência do Brasil e os 180 Anos do 2º BIS.

O monumento “Lembrai-vos da Guerra” inicia a 1ª fase da criação do Espaço Cultural do 2º BIS, e é composto por um monumento em mármore, com um fuzil e um capacete, por um mural de fotos recuperadas da 2ª Guerra Mundial. Há também um QR Code com acesso ao livro “Pracinha Galliano Cei – Diário de Campanha da 2ª Guerra Mundial”, material digital hospedado na página do batalhão (www.2bis.eb.mil.br) que descreve vários acontecimentos da preparação, do conflito e do período posterior à participação da FEB na guerra. O material consta de histórico e homenagem a todos os pracinhas amazônidas reunidos no então 26º Batalhão de Caçadores, antiga denominação do 2º BIS em 1944.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

A solenidade, presidida pelo Comandante do Colégio Militar de Belém (CMBel), Coronel Jackson Rodrigues de Souza Júnior, contou com a presença de autoridades civis e militares, e com a ilustre participação do ex-combatente da FEB, José Santana Baltazar, além de filhos de ex-combatentes, de pesquisadores da área de história militar, de alunos do CMBel e da Escola Municipal Santa Inês.

O Comandante do 2º BIS, Coronel Hiarlley Gonçalves Cruz Landim, expressou a satisfação do batalhão em homenagear os verdadeiros heróis da nação, os Pracinhas da FEB, com o monumento “Lembrai-vos da Guerra”. Ao final da cerimônia, todos puderam assistir a uma apresentação da banda de música em homenagem ao ex-combatente presentes e aos filhos de ex-combatentes , e apreciar o painel de fotos recuperadas de pracinhas de toda Amazônia em treinamento no antigo 26º Batalhão de Caçadores no ano de 1944.

Fonte: 2º Batalhão de Infantaria de Selva

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).