O 11º Batalhão de Infantaria de Montanha (11º BIMth) realizou, no dia 14 de abril, uma homenagem aos 77 anos da “Tomada de Montese”. Celebrar essa data é rememorar os feitos dos heróis brasileiros que participaram das lutas da 2ª Guerra Mundial contra o regime nazifascista, que dominava a Europa. Homenagear esses homens, muitos deles filhos de São João del-Rei, é manter viva a chama do sentimento de liberdade, tão presente na terra onde nasceu Tiradentes, protomártir da Independência do Brasil, que dá nome histórico ao 11º BI Mth, Regimento Tiradentes.

Os ex-combatentes da Força Expedicionária Brasileira (FEB), Edson de Souza Campos e Nélson Peixoto Ribeiro Filho, prestigiaram o evento e foram homenageados. Durante a atividade, uma corbélia de flores foi depositada junto ao monumento dedicado aos heróis de Montese. A Banda de Música do Regimento Tiradentes realizou um concerto musical, com dobrados militares e músicas nacionais e internacionais.

Durante a semana de comemorações, foi realizada a tradicional Pista de Orientação de Montese, que contou com a participação de atletas de diversas organizações militares. A competição ocorre no 11° BI Mth desde de 1982 e foi criada com o intuito de homenagear os ex-combatentes da FEB que participaram da gloriosa batalha que propiciou o avanço das tropas brasileiras. A prática esportiva de orientação foi escolhida porque representa, simbolicamente, a conquista do incógnito, fazendo alusão aos feitos dos nossos pracinhas na Itália, pois partiram para um país desconhecido, enfrentaram inúmeros obstáculos e desafios e atingiram o seu objetivo final: vencer um dos mais preparados exércitos do mundo à época.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Também, foi realizada uma palestra versando sobre o tema “Força Expedicionária Brasileira”, ministrada pelo Presidente da Associação Nacional dos Veteranos da FEB, Seção Belo Horizonte, Marcos Renault.

Fonte: 11º BI Mth

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).