blank

Google News

O 11º Batalhão de Infantaria de Montanha (11º BIMth) realizou, no dia 14 de abril, uma homenagem aos 77 anos da “Tomada de Montese”. Celebrar essa data é rememorar os feitos dos heróis brasileiros que participaram das lutas da 2ª Guerra Mundial contra o regime nazifascista, que dominava a Europa. Homenagear esses homens, muitos deles filhos de São João del-Rei, é manter viva a chama do sentimento de liberdade, tão presente na terra onde nasceu Tiradentes, protomártir da Independência do Brasil, que dá nome histórico ao 11º BI Mth, Regimento Tiradentes.

Entre no canal do Defesa em Foco no Telegram e fique por dentro de todas as notícias do dia

Os ex-combatentes da Força Expedicionária Brasileira (FEB), Edson de Souza Campos e Nélson Peixoto Ribeiro Filho, prestigiaram o evento e foram homenageados. Durante a atividade, uma corbélia de flores foi depositada junto ao monumento dedicado aos heróis de Montese. A Banda de Música do Regimento Tiradentes realizou um concerto musical, com dobrados militares e músicas nacionais e internacionais.

Durante a semana de comemorações, foi realizada a tradicional Pista de Orientação de Montese, que contou com a participação de atletas de diversas organizações militares. A competição ocorre no 11° BI Mth desde de 1982 e foi criada com o intuito de homenagear os ex-combatentes da FEB que participaram da gloriosa batalha que propiciou o avanço das tropas brasileiras. A prática esportiva de orientação foi escolhida porque representa, simbolicamente, a conquista do incógnito, fazendo alusão aos feitos dos nossos pracinhas na Itália, pois partiram para um país desconhecido, enfrentaram inúmeros obstáculos e desafios e atingiram o seu objetivo final: vencer um dos mais preparados exércitos do mundo à época.

Também, foi realizada uma palestra versando sobre o tema “Força Expedicionária Brasileira”, ministrada pelo Presidente da Associação Nacional dos Veteranos da FEB, Seção Belo Horizonte, Marcos Renault.

Fonte: 11º BI Mth