Corumbá (MS) – No dia 3 de junho, o 17º Batalhão de Fronteira realizou a formatura de conclusão do Estágio de Operações no Pantanal para oficiais do Comando Militar do Oeste.

O estágio, conduzido pelo Centro de Instrução de Operações no Pantanal (CIOpPan), possui a duração de cinco semanas, com 572 horas de instrução, divididas em três fases distintas. A 1ª fase, denominada Vida no Pantanal, contempla as instruções voltadas para a sobrevivência no pantanal. A 2ª fase, de Técnicas Especiais, consiste de instruções de comunicações, orientação, técnicas fluviais e aeromóveis e tiro. E a 3ª fase destina-se às operações com execução de missões de patrulha no ambiente pantaneiro.

A solenidade homenageou os 22 concludentes. Estava presente o Comandante Militar do Oeste (CMO), General de Exército David De Oliveira Junior, comandantes das brigadas do CMO e representantes de organizações militares, além de familiares e integrantes da Escola Cívico-militar José de Souza Damy.

O Centro de Instrução de Operações no Pantanal ao longo de sua historia já capacitou 1.610 Guerreiros do Pantanal, habilitando os militares do Exército a operar nesse especifico bioma.

Fonte: 17º Batalhão de Fronteira

Marcelo Barros, com informações e imagens do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui