Dourados (MS) – O Diretor de Obras de Cooperação, General de Brigada Rogério Cetrim de Siqueira e comitiva, realizaram no dia 2 de agosto, visita de orientação técnica (VOT) na Operação Dourados, obra de cooperação executada pelo 9° Batalhão de Engenharia de Construção (9° BEC), sob coordenação do 3º Grupamento de Engenharia (3º Gpt E) que visa à ampliação e restauração do Aeroporto Regional de Dourados.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

A comitiva do General Siqueira foi composta pelo Tenente-Coronel Eduardo de Mendonça Dorneles e do Major Renan Henrique de Melo. Além da comitiva, estavam presentes as seguintes autoridades: o Comandante da 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada, General de Brigada Adilson Akira Torigoe, o Comandante do 3º Grupamento de Engenharia, Coronel Luís Cláudio Brion Cardoso, o Comandante do 9º Batalhão de Engenharia de Construção, o Coronel Carlos Alexandre Bastos de Vasconcellos. Também estavam presentes os Coronéis Clóvis Cavalcanti de Albuquerque Filho e Giuliano Riva Mulano do Comando do 3º Grupamento de Engenharia. E assessorando o Coronel Vasconcellos, estavam presentes dois oficiais integrantes de seu Estado-Maior: o Capitão Caio Liberato Calixto e o Capitão Hendrel Gonçalves de Matos, responsáveis pela técnica e pela parte logística de engenharia de toda a operação, respectivamente.

Estavam presentes, ainda, os Capitães Tarcisio Augusto Freitas Santos e Igor Dantas Beserra, comandantes da 1ª Companhia de Engenharia de Construção e Companhia de Engenharia de Equipamento e Manutenção, respectivamente.

O objetivo da visita foi nivelar os conhecimentos técnicos acerca da execução, do controle e acompanhar os trabalhos executados na frente de serviço. O Comandante do 9º BEC, apresentou ao Diretor de Obras de Cooperação a situação atual da obra do aeroporto e os aspectos relevantes para a reabertura do Aeroporto Regional de Dourados.

Fonte: 9º Batalhão de Engenharia de Construção

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).