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O 9º Batalhão de Engenharia de Construção concluiu a obra de restauração e ampliação do Aeroporto Regional de Dourados – Francisco de Matos Pereira, marcando um importante avanço para a infraestrutura de Mato Grosso do Sul. Sob a supervisão do 3° Grupamento de Engenharia, a Operação Dourados envolveu diversas etapas de engenharia, mobilizando quase 300 militares.
Detalhes da Operação Dourados
Etapas de terraplanagem e construção da infraestrutura
A Operação Dourados começou com um extenso trabalho de terraplanagem, essencial para preparar o terreno para as fases subsequentes da construção. Esta etapa envolveu a remoção de grandes volumes de solo e a preparação da base para a nova infraestrutura. Em seguida, foram construídos os sistemas de drenagem, cruciais para evitar acúmulo de água e garantir a longevidade da pista. Também foram instaladas as redes elétricas e hidráulicas necessárias para o funcionamento do aeroporto.
Instalação de sistemas de drenagem, elétricos e hidráulicos
Com a base preparada, os militares do 9º Batalhão de Engenharia de Construção procederam com a instalação de sofisticados sistemas de drenagem, essenciais para a operação segura do aeroporto. As redes elétricas e hidráulicas foram meticulosamente implementadas para atender às demandas modernas e garantir que o aeroporto funcione de forma eficiente e segura.
Pavimentação e construção do pátio de aeronaves
A fase final envolveu a pavimentação da pista de pouso e decolagem, além da construção do pátio de aeronaves. A pavimentação foi realizada utilizando materiais de alta qualidade para garantir durabilidade e segurança. Adicionalmente, foram instalados sistemas essenciais de navegação aérea, comunicação e iluminação, que são fundamentais para as operações diárias do aeroporto. A sinalização e a demarcação das áreas de taxiamento e estacionamento foram realizadas com precisão para otimizar o fluxo de aeronaves.
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