Adestramento de Desativação de Artefatos Explosivos

O Batalhão de Engenharia de Fuzileiros Navais (BtlEngFuzNav) realizou, no período de 4 a 26 de março, na Ilha da Marambaia, o Adestramento de Equipes de Engenharia (Adest-Eq-Eng 2021), que teve como objetivo aumentar a eficiência operativa da Unidade, por meio de adestramentos de pequenas frações, até o nível Pelotão.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Durante a Adest-Eq-Eng 2021, foram realizados diversos adestramentos específicos de Engenharia, como Reconhecimentos Técnicos de Engenharia, Construção de Pontilhões, Lançamento de Obstáculos, Construção de Aparelhos de Força, Lançamento de Cargas Explosivas, Destruição de Artefatos Explosivos, Lançamento de Área Minada e Desminagem. Também foram realizados adestramentos básicos do Fuzileiro Naval, como Tiro, Patrulha, Primeiros Socorros, Navegação Terrestre e Comunicações Operativas.

0140 webas
Desobstrução de canal e construção de Muro de Contenção de Troncos

O exercício obedeceu a todos os protocolos das autoridades sanitárias para o enfrentamento à Covid-19.

Fonte: marinha do Brasil

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).