Desdocagem do Navio-Patrulha “Gravataí” no Dique Seco “Almirante Campbell de Barros”, na BNA

A Base Naval de Aratu (BNA) realizou, no dia 24 de agosto, a desdocagem do Navio-Patrulha (NPa) “Gravataí” do Sistema de Elevador de Navios, após o término do Período de Docagem Emergencial, e a docagem do Ferry Boat “Rio Paraguaçu” no Dique Seco “Almirante Campbell de Barros”.

A desdocagem do NPa “Gravataí” marcou a conclusão de um período de 44 dias em que foram realizados diversos serviços, dentre os quais se destacam a pintura das obras vivas, a substituição de chapas e a inspeção e a substituição de ânodos. O reparo do navio reforça a missão da BNA de prover manutenção aos navios da Marinha na área do Comando do 2º Distrito Naval.

qcwiygcwgvguyg5vwehb6
Docagem do Ferry Boat “Rio Paraguaçu”

A docagem do Ferry Boat “Rio Paraguaçu”, no mesmo dia, teve como objetivo a manutenção da embarcação que opera no transporte de passageiros e veículos no trecho entre as cidades de Salvador e Itaparica, na Bahia. Entre os serviços a serem executados, estão previstas a troca de chapas, a alteração de bombas de resfriamento, a raspagem e lavagem do casco e a pintura da marca de calado.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O “Rio Paraguaçu” pertence à empresa Internacional Travessias, um dos clientes extra-MB que utilizam a estrutura da BNA, classificada como uma Organização Militar Prestadora de Serviços Industriais, para a realização de reparos em seus meios.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).