Contêiner é embarcado na Corveta “Caboclo”, atracada no cais da BNA

A Base Naval de Aratu (BNA) realizou, no dia 29 de março, exercício de embarque do Contêiner de Tratamento de Doenças Infectocontagiosas (CTDIC). Coordenada pelo Comando do 2º Distrito Naval (Com2ºDN), a ação envolveu setores da Base Naval de Aratu (BNA) e a Corveta “Caboclo”, meio subordinado ao Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Leste (GPNEST), que recebeu o contêiner e suspendeu em proveito do adestramento.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

dwqa4se5dr76yuh7kjrhdgf
Equipe de saúde simula atendimento a bordo do CTDIC

O adestramento teve como objetivo familiarizar os militares com os procedimentos de embarque e instalação do CTDIC, visando aprestar os meios navais e assegurar a plena capacidade de transporte e operação do contêiner, de forma a apoiar no combate à disseminação de doenças infectocontagiosas transmissíveis.

O CTDIC possui um mecanismo desenvolvido para dificultar a saída de micro-organismos patogênicos para o exterior. Dividido em diferentes ambientes, o dispositivo foi projetado para a permanência de um paciente em seu interior por até quatro dias.

Corveta “Caboclo” suspende durante o exercício, transportando o CTDIC
Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).