Base Aérea de Fortaleza sedia IV Jornada Cearense de Foguetes

O evento celebrou os 150 anos de Alberto Santos Dumont e promoveu a ciência e a astronáutica entre os jovens

A Base Aérea de Fortaleza (BAFZ) sediou, em 20 de maio, a IV Jornada Cearense de Foguetes (JCF). O evento iniciou as comemorações dos 150 anos de Alberto Santos Dumont, o Pai da Aviação. A JCF foi organizada pela Seara da Ciência da Universidade Federal do Ceará (UFC), em parceria com o 14º Grupo Escoteiro do Ar Brigadeiro Eduardo Gomes (14º GEABEG) e a Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG).

Abertura do evento

A abertura da Jornada contou com a presença do Comandante da BAFZ, Tenente-Coronel Aviador Lauro Luiz de Freitas Filho, e do Organizador Geral do evento, Francisco José Sampaio de Souza, o Diretor Institucional do 14º GEABEG.

Palestra do Comandante da BAFZ

O Comandante da BAFZ ministrou uma palestra sobre Santos Dumont, ressaltando a importância histórica do visionário brasileiro e seus notáveis feitos, como os Dirigíveis n°1 e n°6, o 14-bis e o Demoiselle. Ele também incentivou os estudantes a se inspirarem na história de Santos Dumont.

Objetivo da JCF e atividades

A IV JCF teve o objetivo de promover a divulgação científica, com ênfase na Astronáutica. Durante o evento, os jovens construíram foguetes usando garrafas PET e competiram para ver quem conseguia o maior alcance. As competições e exposições atraíram cerca de 500 pessoas.

Objetivo do evento, segundo o Organizador Geral

 

O Organizador Geral destacou que o objetivo do evento é desenvolver a capacidade individual através do método “aprender fazendo”, proporcionando aos estudantes uma experiência prática que contribui para o avanço científico e tecnológico da sociedade.

Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).
Sair da versão mobile