A Base Aérea de Florianópolis (BAFL), em Santa Catarina, é o mais novo núcleo do Projeto João do Pulo (PJP). A inauguração ocorreu em 14 de outubro, com a aula inaugural de 10 alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE-FL). O evento contou com a participação da Vice-Governadora de Santa Catarina, Daniela Cristina Reinehr; do Secretário de Pessoal, Ensino, Saúde e Desporto (SEPESD) do Ministério da Defesa, Tenente-Brigadeiro do Ar da reserva Jeferson Domingues; e do Diretor de Desporto Militar, Major-Brigadeiro do Ar João Campos Ferreira Filho.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Recebidos pelo Comandante da BAFL, Coronel Ricardo Felzcky, participaram, ainda, da inauguração o Diretor do Departamento de Projetos Sociais, General de Divisão R/1 William Georges Felippe Abrahão; o Chefe de Gabinete da SEPESD, Brigadeiro do Ar R/1 Fernando Almeida Riomar; o Comandante do Comando Aéreo Sul (V COMAR), Brigadeiro do Ar Mauro Bellintani; o Coordenador do Programa Forças no Esporte (PROFESP) na Força Aérea Brasileira, Coronel Aviador Everton Geraldo Chácara; a professora da Faculdade Estácio de Sá Priscila Monteiro Pereira; o Presidente da APAE-FL, Ricardo de Souza Mendonça; entre outras autoridades civis e militares.

20211022 Projeto João do Pulo FLORIPA.JPG

Iniciativa

O Projeto João do Pulo (PJP), uma extensão do Programa Forças no Esporte (PROFESP), do Ministério da Defesa, surgiu em 2015, para promover a reintegração social dos militares que adquiriram alguma deficiência física, em consequência de acidentes ou enfermidades durante a carreira nas Forças Armadas. Em 2019, passou a receber, prioritariamente, crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social. As atividades oferecidas são realizadas no contraturno escolar, em 13 núcleos implantados nas organizações militares. Atualmente, há mais de 300 beneficiados.

O nome do projeto homenageia o desportista militar João Carlos de Oliveira, recordista em salto triplo e medalhista olímpico, que teve a perna direita amputada, após acidente automobilístico. O João do Pulo é viabilizado de acordo com a demanda de cada núcleo, por meio de parceria com os Ministérios da Cidadania; da Educação; da Mulher, Família e Direitos Humanos; além de organizações parceiras, como a APAE.

Com informações da Base Aérea de Florianópolis
Fotos: divulgação Base Aérea de Florianópolis

Marcelo Barros, com informações do Ministério da Defesa
Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).