Em São Paulo, a colaboração entre a BAE Systems e a Eaton, duas potências no setor de tecnologias sustentáveis, toma novas proporções. Com foco inicial em caminhões médios, a parceria evolui agora para englobar o segmento de veículos pesados, oferecendo soluções inovadoras para a eletrificação de caminhões acima de 19 toneladas. Este avanço representa um marco importante para a indústria de veículos comerciais, visando um futuro mais verde e eficiente.

Expansão das Soluções de Acionamento Elétrico

A expansão das soluções de acionamento elétrico é uma resposta direta às demandas crescentes por tecnologias sustentáveis no setor de transportes. A BAE Systems combina sua expertise em motores elétricos e eletrônica de potência com a transmissão EV HD de quatro velocidades da Eaton. Essa combinação promete entregar não apenas eficiência, mas também adaptabilidade a uma vasta gama de aplicações comerciais pesadas, incluindo caminhões de entrega e coleta, ônibus escolares, e até veículos especializados como caminhões de lixo e de manuseio de materiais.

Tecnologia e Desempenho Ajustados para o Mercado

A sinergia entre BAE Systems e Eaton não se limita à integração de componentes; ela se estende à adaptação da tecnologia para cumprir as expectativas de desempenho e confiabilidade necessárias em veículos de maiores dimensões e exigências. A tecnologia de eletrônica de potência da BAE Systems, caracterizada por um design modular e compacto, oferece a robustez necessária para operar em diversas plataformas, enquanto as transmissões MD e HD EV da Eaton são projetadas para otimizar o alcance e a aceleração dos veículos elétricos comerciais.

Impacto da Eletrificação nos Transportes Comerciais

O impacto dessa parceria na indústria de transportes é significativo, oferecendo uma solução concreta para o desafio de reduzir emissões em um setor tradicionalmente dominado por veículos a diesel. Com a eletrificação dos caminhões pesados, a BAE Systems e a Eaton estão não apenas atendendo às regulamentações ambientais mais rigorosas, mas também pavimentando o caminho para uma transição energética no transporte de cargas e passageiros.

Futuro Sustentável e Inovação Contínua

A iniciativa conjunta das duas empresas reflete um compromisso contínuo com a inovação e a sustentabilidade. A eletrificação dos caminhões pesados não é apenas uma resposta às exigências do mercado, mas também um passo adiante na missão de ambas as empresas de fomentar um futuro de baixo carbono. Com mais de 25 anos de experiência em propulsão elétrica e um legado de mais de cinco bilhões de milhas de desempenho comprovado, a BAE Systems, juntamente com a Eaton, reafirma seu papel como líder na transformação dos veículos comerciais para uma era mais sustentável.

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).