Aviso-Patrulha “Tucunaré”
Aviso-Patrulha “Tucunaré” realiza inspeção no ferryboat com madeira ilegal

O Aviso-Patrulha (AviPa) ”Tucunaré“, subordinado ao Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Norte, realizou, em 7 de dezembro, abordagem ao ferryboat “Rio Limoeiro”. A ação de patrulhamento, realizada em cumprimento à Operação “Verde Brasil II”, apreendeu cerca de cem metros cúbicos de madeira beneficiada sem nota fiscal, próximo ao município de Vila do Conde (PA).

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Durante inspeção naval, foram constatadas a inexistência de pessoal habilitado e a ausência de documentação da embarcação, que foi conduzida para o município de Barcarena (PA), onde a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico atestou a ilegalidade da carga e cumpriu os procedimentos administrativos cabíveis ao crime ambiental em questão. A embarcação foi apreendida e o Comandante autuado conforme prevê a Lei de Segurança do Tráfego Aquaviário (LESTA).

O AviPa “Tucunaré” continua presente na região, cumprindo a Operação “Verde Brasil II”, em ações preventivas e repressivas contra delitos ambientais, prestando apoio aos órgãos estaduais e municipais da região e, em aproveitamento, prestando informações para o combate à pandemia da Covid-19.

Fonte: CCSM

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).