Término dos reparos no Aviso Balizador “Betelgeuse”

Após período de manutenção, iniciado em 2020, o Aviso Balizador (AvB) “Betelgeuse”, da Capitania dos Portos de Santa Catarina (CPSC), retomou a capacidade operativa em abril deste ano. Uma de suas primeiras atividades foi o reabastecimento de combustível e fornecimento de materiais para a manutenção do Farol da Reserva Biológica Marinha do Arvoredo.

Na ocasião, foi realizado o embarque de Oficiais e Praças da Capitania e da Escola de Aprendizes-Marinheiros de Santa Catarina (EAMSC) para o “quebra-sal” (primeiro dia de mar de um marinheiro), bem como exercícios de resgate de homem ao mar, combate a incêndio e adestramentos atinentes à navegação.

O Aviso também foi empregado no restabelecimento da Baliza Caiacangaçu, na Baía Sul da Ilha de Santa Catarina, e no lançamento da Baliza Lage dos Ilhéus, na Baía Norte de Florianópolis (SC).

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).