O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) está ministrando, entre os dias 3 e 13 de novembro, nas instalações do Comando de Aviação do Exército, em Taubaté, o Curso de Gestão da Prevenção de Acidentes Aeronáuticos–Manutenção de Aeronaves (CPAA-MA). O curso tem o objetivo de habilitar os envolvidos tanto na prevenção de acidentes aeronáuticos quanto para compor comissões de investigação aeronáutica como responsável pelo fator manutenção de aeronave, além de aumentar a consciência situacional de segurança de voo daqueles que são responsáveis pela manutenção das aeronaves.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

article 10

A primeira fase das instruções foi aplicada simultaneamente para os 72 alunos por meio do sistema de ensino a distância (EAD) e teve a duração de dois meses. Na segunda fase, que iniciou dia 3 e acontece no auditório do Batalhão de Manutenção e Suprimentos de Aviação do Exército, a turma foi dividida em duas, de forma a respeitar os protocolos de segurança para a pandemia da COVID-19. Assim, 35 alunos estão fazendo as aulas presenciais de 3 a 6 de novembro, e os demais irão receber as mesmas instruções de 10 a 13 de novembro. Estão sendo oferecidas aulas de procedimentos durante ação inicial; vistoria de segurança de voo; debriefing de relatório de prevenção (RELPREV); debriefing de vistoria de segurança de voo; gerenciamento da prevenção nas atividades de manutenção, entre outros.

Entre os participantes do curso estão civis representantes de empresas aeronáuticas, 30 militares da aviação do Exército, militares da Marinha do Brasil e da Força Aérea e, ainda, cinco militares das nações amigas, Bolívia e Paraguai.

Fonte: CAvEx

 

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).